Espaço Aberto Notícias 

Ouça: Restaurante e comércio não essencial têm regras flexibilizadas na bandeira vermelha

O Espaço Aberto, na manhã desta quarta-feira (05/08), conversou com o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), prefeito de Taquari, Emanuel Hassen de Jesus ”Maneco”, que fala a respeito das mudanças que foram autorizadas, após um dia de muitas reuniões e que estão em vigor a partir de hoje. Emanuel explica que ontem, após três horas de reunião com o governador e sua equipe, chegou-se em um acordo de que o modelo vigente deveria ser atualizado. Entretanto, ele destaca que independentemente da cor da bandeira e da regra de restrição, é preciso que cada pessoa tenha a consciência de adotar as medidas necessárias, para que coletivamente se tenha o resultado, a diminuição dos números no Estado.
O Vale do Taquari ainda está em bandeira vermelha e Emanuel pontua que os prefeitos não se conformaram com isso, não por não concordarem com o sistema, mas em função dos números lançados para a região na semana, que pelo controle da Amvat não estavam corretos. Após mais uma reunião ao final da tarde de ontem, com a secretária estadual, aguardam agora o retorno ainda hoje em relação à reconsideração de bandeira, com possibilidade de voltar à laranja.
As modificações que estão em vigor, em relação ao comércio e aos restaurantes, dizem respeito a vários pontos, entre eles horários e dias de atendimento. E estão, portanto, vigentes no Vale do Taquari até que se tenha alguma mudança de bandeira.
Ainda, conforme Maneco, se aguarda a publicação do decreto acerca da possibilidade das regiões adotarem protocolos diferentes dos do Estado, através de um comitê científico que terá de ser formado. Isso ainda não está em vigor.

Créditos da foto: Arquivo Pessoal

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados